Racismo é a discriminação social baseada na falsa ideia de que a espécie humana é dividida em raças e que uma é superior às outras. Trata-se de uma atitude depreciativa e discriminatória, não baseada em critérios científicos, já que do ponto de vista biológico é incorreto falar em raças humanas.
O dia 21 de março foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi escolhida em memória aos mais de 60 mortos no massacre ocorrido na África do Sul nesse mesmo dia no ano de 1960.
Conceito de racismo
Racismo é o nome dado a um fenômeno de discriminação sistemática. Por isso, não deve ser confundido com preconceito ou discriminação racial. Apesar de estarem relacionados.
Pode-se dizer que não existiria discriminação e racismo, se não existissem preconceitos, entretanto esses são termos distintos. Enquanto o preconceito é um julgamento sobre alguém baseado em informações falsas e estereotipadas, a discriminação é ação. A discriminação está relacionada com o tratamento diferenciado e excludente dado a este alguém.
Já o racismo é o mecanismo constante e persistente de discriminação. Os preconceitos, estereótipos e discriminações fazem parte da dinâmica do racismo.
Para existir racismo, é necessário que uma sociedade tenha preconceitos altamente disseminados e constantemente produzidos sobre determinado grupo, e somado a esse imaginário é preciso que exista ação discriminatória sistemática.
Artur 5ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário